terça-feira, 21 de julho de 2009

DICAS PARA DEGUSTAR UMA CACHAÇA


Degustar cachaça é uma arte que nem todos sabem e que precisa ser exercitada. Mesmo não sendo perito, é fácil saber se uma cachaça é boa ou ruim. Há algumas dicas para isso. Mesmo que não se goste de beber, pelo menos não se erra na hora de presentear os amigos. Sempre, antes de tomar o destilado, é preciso examiná-lo.


A cachaça pode ser branca ou dourada, o que indica que a bebida foi envelhecida em um barril de madeira. Há ainda as que têm um tom amarelo mais escuro, provavelmente pelo uso de melado ou caramelo para a alteração do sabor.


A presença de ciscos - substâncias decantadas no fundo da garrafa ou insetos - é mau sinal. A higiene em todo o processo é determinante na qualidade final do produto.


A formação de espuma na parte de cima, quando sacudida vigorosamente, é também um bom método para avaliar a cachaça ainda dentro da garrafa. Essa espuma deverá se desfazer com uma certa rapidez, dando lugar a um "rosário" de contas graúdas, que desaparece em pouco mais de 10 segundos. No restante da bebida também formar-se-ão pequenas bolhas, em grande quantidade, desaparecendo nesse mesmo tempo, indicando boa graduação alcoólica e boa destilação.


Recomenda-se, para degustação, um cálice branco, liso e de boca larga. Uma porção da bebida deve ficar agarrada nas paredes do cálice, escorrendo mais devagar, indicando a oleosidade do líquido. Isso é sinal de cachaça bem encorpada.


Ainda antes de beber, é preciso sentir o buquê da pinga, cheirando profundamente e sentindo um aroma agradável. A exalação não pode arder nos olhos.


A cachaça deve ficar por alguns segundos na boca. Uma boa cachaça apresenta quatro sabores - adocicado, ácido, amargo e salgado - mais ou menos acentuados, dependendo da marca.


E muito importante: a cachaça não pode queimar profundamente, mas sim de uma forma agradável.


Dor de cabeça e vômitos também não fazem parte dos efeitos do dia seguinte. Claro, por se tratar de uma bebida forte, o excesso pode causar mal estar, mas nada de ressacas terríveis.

9 comentários:

Claudio Kezen disse...

Olá, João. Obrigado pela visita e parabéns pelos belos sites sobre a nossa sempre querida cachacinha.

Um abraço.

Rose David disse...

Irmão João, este seu blog está demais: cachaça e samba de primeira qualidade. O visual está lindíssimo. E nós, como sempre, torcendo pelo seu sucesso. Grande beijo!

Rose David disse...

Ahhhhhhh, esqueci: tô me sentindo no próprio boteco. Ebaaaaaa!!! Deixa a vida me levarrrrrrrr, vida leva euuuuuuuuuu...

Cabrundo do Chuvisco disse...

Presente!!!

até breve

Unknown disse...

Taí, um blog que não conhecia.Obrigado pelo convite e confesso que achei muito sugestivo o seu lay out.Dá até vontade de tomar uma.Haha!Bonito blog e uma bela reverência à bebida mais tradicional e popular do Brasil.Vou adicionar aos meus favoritos, já que não tem co o te seguir,né? João , um grande abraço e até a próxima...

JULIO C G FILIPINO disse...

bom dia...
obrigado pelo convite e parabéns pelo blog, sensacional...estarei seguindo os passos dia a dia deste espaço genial....
forte abraço e seja sempre bem vindo ao meu espaço tambem...

www.sgtpmespfilipino.blogspot.com

sgt pmesp filipino

Anna Karina disse...

Oi, gostei muito do blog. Super criativo. já sou sua seguidora.
Bjs
Candoca

Ana Paula Motta disse...

Gostei do espaço.Vim agradecer a visita, volte sempre.

Renata disse...

Gostei do tema: cachaça! Afinal, Piracicaba é a Terra da Cachaça. Em novembro acontece aqui na minha cidade a Festa da Cachaça e do Peixe Frito.Acho que vale a pena conferir!
Abraços e obrigada pela visita. Faz tempo que precisava dar uma passada por aqui.