quarta-feira, 22 de julho de 2009

ALAMBIQUE


O alambique é um equipamento de destilação simples. Foi utilizado desde tempos remotos, encontrando-se frequentemente relacionado com a alquimia. Embora o alambique tradicional seja feito de cobre, nos dias de hoje podem-se também encontrar destes instrumentos em vidro. Pode, por exemplo, ser usado para fazer aguardente de cana. O alambique é dos utensílios (enseres) mais importantes quer nos trabalhos espagíricos ou alquímicos. Sem este aparelho não há espíritos, que são tão importantes na nossa Arte. Atualmente não é fácil encontrar um mestre vidreiro que possa fazer um alambique tal como os que eram usados pelos nossos antigos Mestres. Em certos casos pode usar um alambique de cobre, mas quando se trata da destilação de espíritos ácidos o alambique terá de ser de bom vidro Pirex. As retortas para 2 ou 3 litros são muito volumosas e é ainda mais difícil encontrá-las.

A fabricação de alambiques está a todo vapor. Nos últimos anos, as empresas especializadas na produção desses equipamentos de cobre indispensáveis à elaboração da cachaça artesanal têm registrado índices de crescimento anual de negócios que variam de 20% a 30%. A alta nas vendas é motivada pela expansão do interesse na cana-de-açúcar para produção de álcool e pela melhoria da economia que leva antigos amantes da cachaça a realizarem o sonho de ter sua produção própria. Os mais arrojados já começam o negócio até pensando em exportar.

Mas aqueles que acreditam que basta o alambique para montar uma linha de produção e chegar à cachaça engarrafada pronta para ser vendida estão muito enganados. Montar um negócio desses vai muito além do equipamento, que tem um modelo de cobre ainda como o preferido. O alambique é a peça mais importante, mas também são necessários diversos outros equipamentos.

Muitos brasileiros estão investindo no negócio cachaça, nos últimos meses. A bebida ganhou charme e status. E há os que ficam motivados pelas notícias de exportação, outros que acham que é um mercado virgem e pouco explorado. Esses estão comprando os alambiques e esquentando as vendas desses equipamentos . Ms produzir cachaça não é simples e quem mais exporta são as indústrias e não os produtores artesanais.

Os novos investidores têm de apostar no negócio com mais cuidado, para não correr riscos. Os tributos são altos e são extensas as exigências para o registro do produto. Só de IPI (Imposto sobre Produção Industrial) paga-se R$ 2,23 por garrafa, e governo ainda quer aumentar essa taxa.

10 comentários:

fulinaíma produções disse...

João, já está linkado lá na Nação Goytacá. Estamos no momento na luta par formação da primeira Diretoria da ONG, apareço breve, grande abraço. artur gomes
http://goytacity.blogspot.com

: A Letreira disse...

Parabéns sêo moço... é cachaça pra todo lado!!!

Drika disse...

Parabéns pelo blog e obrigada pela visita. Gostei muito mesmo das postagens, principalmente da "Cachaça na música". :)

Ava disse...

Seguinda a dica do Xacal...

Mas tem um problema...


A gente sai daqui com água na boca...rsrs


Muito bom o blog!

E as imagens são uma tentação!

Marcos Valério Cabeludo disse...

Obrigado pela visita e comentário em emu bloguinho, acho que já ouvi seu nome em conversas com meu amigo Lelei do Alambique, em uma degustação com muito papo, é um prazer te-lo na rede e ser seguidor!
Abraços!

felixmanhaes disse...

Meu caro Joao,

Agradeco a sua visita. Gostei do seu espaco. Quanto a maledita, como ja tomei todas, estou de recesso. No entanto, entendo que essa tecnologia no fabrico de caninha deveria ser mais divulgada uma vez que muitos poderiam ter uma pequena industria no fundo de quintal, para gerar renda e estoque para suprir a demanda dos apreciadores.

Wellington Cordeiro disse...

Caro João, que bacana saber que Campos tem um espaço bacana como a Cachaçaria maledita, brevemente farei uma visita. Vinil com cachaça pode dar samba...
Um abraço

Sérgio Roberto Cardoso Moreira disse...

Obrigado por me visitar e parabéns pelo blog. Te convido para meu outro blog: http://www.sergiopublicitario.blogspot.com/

Anônimo disse...

Existe uma força que nos faz sonhar.
Uma força que nos faz acreditar.
É uma força chamado amor.
E com muito amor desejo uma
desejo uma abençoada semana .
Beijos no coração ,Evanir.

www.fonte-amor.zip.net
Seguindo vc .

Alarico Adalbert disse...

¡No podría haber cerrado mi primera casa sin el Sr. Pedro! pedro y su equipo hicieron todo lo posible por mí en esta transacción. manejó mi tiempo de respuesta muy ajustado con facilidad y siempre estuvo disponible para mí cuando tenía preguntas (y tenía muchas), incluso cuando estaba fuera de la oficina, ¡lo cual aprecio mucho! él y su equipo manejaron muchos problemas de última hora con el vendedor y trabajaron incansablemente para asegurarse de que pudiera cerrar antes de que expirara mi contrato de arrendamiento (y mi asistencia para el pago inicial). señor. pedro es un oficial de préstamos increíblemente bien informado, cortés y paciente. Revisé un par de ofertas de propiedades antes de mi compra final y Pedro estuvo allí para ayudar con cada una, a menudo coordinando con mi agente detrás de escena. Me sentí apoyada durante todo el proceso. gracias a pedro y los incansables esfuerzos de su equipo, ¡ahora soy un orgulloso propietario! Lo animo a que considere a Pedro y su compañía de préstamos para cualquier tipo de préstamo. # préstamo de automóvil # préstamo de vivienda # préstamo comercial # préstamo personal Sr. Pedro oferta de préstamo correo electrónico- pedroloanss@gmail.com. mensaje de whatsapp: +1 863 231 0632